(21) 2782-6590 / (21) 99294-0028     (21) 7853-6695

Auditoria ambiental

Auditoria ambiental

A Auditoria Ambiental nada mais é do que um processo de auditoria convencional, mas que também inclui em seus objetivos, escopo e critérios de avaliação, o quesito ambiental. Segue o mesmo processo de uma auditoria operacional tendo como finalidade detectar problemas ou oportunidades em áreas ou atividades empresarias diversas, tais como: processos de produção e distribuição; uso, armazanagem, manuseio e transporte de produtos controlados; subprodutos e desperdícios; fontes de poluição e medidas de controle e prevenção e estações de tratamento de águas residuárias (esgoto).

Um instrumento de gestão, como a Auditoria Ambiental, deve permitir fazer uma  avaliação não só nos sistemas de gestão mas, também sobre o desempenho dos equipamentos instalados em um estabelecimento de uma empresa, para fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o Meio Ambiente.

Dentre os diversos tipos de Auditoria Ambiental, destacamos abaixo aqueles em que temos atuado com mais frequência:

- Auditoria de conformidade – verifica o grau de conformidade com a legislação ambiental.
- Auditoria de desempenho ambiental - avalia o desempenho de unidades de produção com relação à geração de poluentes e ao consumo de energia, água e materiais.
- Auditoria de desperdícios e de emissões - avalia os desperdícios e seus impactos ambientais e econômicos com intenção de melhoria dos processos ou equipamentos.
- Auditoria de fornecedor - avalia o desempenho de um fornecedor atual ou provável.
- Auditoria de sistema de gestão ambiental – avalia o desempenho do sistema, o grau de conformidade com os requisitos da norma utilizada e se está de acordo com a política da empresa.


LIGAR
WHATSAPP