(21) 2782-6590 / (21) 99294-0028     (21) 7853-6695

Onde Atuamos


Auditoria ambiental


A Auditoria Ambiental nada mais é do que um processo de auditoria convencional, mas que também inclui em seus objetivos, escopo e critérios de avaliação, o quesito ambiental. Segue o mesmo processo de uma auditoria operacional tendo como finalidade detectar problemas ou oportunidades em áreas ou atividades empresarias diversas, tais como: processos de produção e distribuição; uso, armazanagem, manuseio e transporte de produtos controlados; subprodutos e desperdícios; fontes de poluição e medidas de controle e prevenção e estações de tratamento de águas residuárias (esgoto).

Um instrumento de gestão, como a Auditoria Ambiental, deve permitir fazer uma  avaliação não só nos sistemas de gestão mas, também sobre o desempenho dos equipamentos instalados em um estabelecimento de uma empresa, para fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o Meio Ambiente.

Dentre os diversos tipos de Auditoria Ambiental, destacamos abaixo aqueles em que temos atuado com mais frequência:

- Auditoria de conformidade – verifica o grau de conformidade com a legislação ambiental.
- Auditoria de desempenho ambiental - avalia o desempenho de unidades de produção com relação à geração de poluentes e ao consumo de energia, água e materiais.
- Auditoria de desperdícios e de emissões - avalia os desperdícios e seus impactos ambientais e econômicos com intenção de melhoria dos processos ou equipamentos.
- Auditoria de fornecedor - avalia o desempenho de um fornecedor atual ou provável.
- Auditoria de sistema de gestão ambiental – avalia o desempenho do sistema, o grau de conformidade com os requisitos da norma utilizada e se está de acordo com a política da empresa.

Coleta Seletiva


A Coleta Seletiva tem como objetivo o recolhimento dos resíduos urbanos constituídos pelos materiais que são passíveis de serem reciclados (papéis, plásticos, metais e vidros), previamente segregados na fonte geradora pelas suas propriedades e pelo destino que lhes pode ser dado, visando tornar mais fácil e eficiente a sua recuperação.

A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Através desse processo, pretende-se minimizar os problemas de acúmulo de lixo nos centros urbanos e reintegrar os mesmos no ciclo industrial, o que traz vantagens ambientais, sociais e econômicas.

Desde a concepção inicial do projeto até a sua instalação e operação dos centros de triagem, a JF oferece assessoria nas diversas etapas necessárias a implementação da coleta seletiva, seja nas empresas públicas, privadas ou nas comunidades.

Consultoria Ambiental


A Consultoria Ambiental consiste numa assessoria especializada para o correto encaminhamento dos assuntos relacionados ao meio ambiente em atendimento à legislação e às boas práticas de gerenciamento, é muitas vezes uma forma de verificação à conformidade, em que o consultor garante que o cliente mantém uma medida adequada do cumprimento da regulamentação ambiental. Este trabalho visa suprir a necessidade daquelas empresas que não possuem departamentos próprios, ou os estão implantando, para desenvolver estas atividades.

Através de nossa equipe multidisciplinar, orientamos os colaboradores da sua organização sobre a legislação, controle ambiental, licenciamento e auditorias para ajudá-los a encontrar as soluções mais indicadas para evitar possíveis multas, sanções ou ações legais por parte dos orgãos competentes, além de mantê-los informados tanto quanto à atualização da legislação e procedimentos, quanto às melhores práticas ambientais.

Educação Ambiental


Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar a sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, é o alicerce para a criação de uma geração ambientalmente conscientizada através do Ensino.

Utilizando variados métodos (meios áudio visuais, brincadeiras, teatrais ou lúdicos), ministramos ciclos de palestras e apresentações em diversos níveis para públicos heterogêneos divulgando os princípios para o aprimoramento da consciência ambiental e  incentivando a transformação cultural necessária na sua equipe.

Gestão ambiental


A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, sejam eles renováveis ou não. Ela visa o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais.
Sua prática introduz a variável ambiental no planejamento empresarial e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

A Gestão Ambiental representa uma ferramenta gerencial que possibilita a melhoria do desempenho ambiental, agregando valor e permitindo a sustentabilidade do negócio.

Dispomos de metodologias e expertise que nos permitem fornecer às empresas um pacote de serviços integrados para um gerenciamento pleno dos assuntos ambientais. Auditorias para o cumprimento das exigências ambientais legais, implementação de plano de gerenciamento de resíduos, assessorias para o licenciamento ambiental e para atendimento aos requisitos de clientes e avaliações e implantação do Sistema de Gestão Ambiental são alguns dos aspectos em que a JF atua.

Gestão de resíduos


A Gestão de Resíduos Sólidos é um conjunto de práticas com vista a redução não somente da produção e eliminação de resíduos, mas também do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo. Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem e gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos e o seu impacto ambiental.
Graças à nossa flexibilidade operacional, disponibilizamos técnicos e supervisores que se adaptam às suas estruturas operacionais e comerciais para exercer tarefas inerentes ao gerenciamento, ficando responsáveis entre outras atividades: pelo manuseio, armazenamento, acondicionamento, agendamento do transporte, verificação dos veículos, expedição para destinação e preenchimento das manifestos de resíduos.

Através de nossa rede de parceiros credenciados, buscamos oferecer opções para reduzir os custos de nossos clientes com transporte e tratamento e destinação final dos resíduos, além de otimizar a venda dos materiais recicláveis trazendo conseqüente incremento na geração de receita.

Licenciamento Ambiental


Segundo as leis brasileiras, antes da instalação de um empreendimento ou atividade potencialmente danosa ao meio ambiente deve-se proceder o licenciamento ambiental. Os órgãos responsáveis pelo licenciamento no âmbito dos estados são os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e no âmbito federal, o IBAMA, através da Diretoria de Licenciamento Ambiental.
Através do licenciamento ambiental a administração pública busca exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais.

A JF realiza assessoria técnica especializada para o desenvolvimento de todo o processo de licenciamento para obtenção das licenças necessárias ao seu negócio, a saber:

- Licença Prévia (LP): É a licença concedida na preliminar de planejamento, uma vez cumpridos os requisitos básicos a serem atendidos durante a localização, instalação e operação. As leis de uso do solo municipais, estaduais ou federais devem ser observadas pelo empreendedor.
- Licença de Instalação (LI): É concedida após a aprovação do projeto executivo com todos os requisitos atendidos por este projeto.
- Licença de Operação (LO): A licença de operação é necessária para o início das atividades do empreendimento. Será concedida após as verificações do cumprimento dos requisitos condicionantes previstos na Licença de Instalação por órgão responsável.


LIGAR
WHATSAPP